EN | EtherCAT Terminals: The fast all-in-one system

Oppent – Mobile Robots for any kind of need

VÍDEOS DESTACADOS

Skip to main content

O futuro regulamento EPI inclui alterações na importante área da proteção auditiva. A RS e a 3M oferecem fácil acesso a protetores auditivos, tampões para os ouvidos e protetores auditivos de comunicação

A RS Components (RS), marca comercial da Electrocomponents plc (LSE:ECM), o maior distribuidor de produtos e serviços de eletrónica e manutenção a nível mundial, está pronta para disponibilizar aos clientes uma gama de equipamentos de proteção individual (EPI), especialmente produtos de proteção auditiva, para ajudar as empresas a cumprir o novo regulamento relativo a EPI.

Os EPI são equipamentos concebidos e fabricados para serem usados como proteção contra um ou mais riscos de saúde ou segurança para o indivíduo. Além de outros riscos, como os associados a perigos físicos, químicos e mecânicos, além do calor e das chamas ou das partículas volantes, uma área importante agora oficialmente reconhecida na nova legislação é o ruído, especialmente para quem trabalha em ambientes industriais ou no sector da construção.

A 21 de abril de 2018, a atual Diretiva EPI (89/686/CEE), em plena aplicação desde julho de 1995, é substituída pelo novo Regulamento EPI (UE) 2016/425. O regulamento inclui alterações que estão em linha com as atuais práticas empresariais, especialmente tendo em conta que o texto da diretiva atual já tem mais de 20 anos. O regulamento engloba uma série de requisitos, como a marcação CE, documentação técnica e auditorias de produção, e inclui categorias de risco, de I a III, correspondentes a risco baixo, intermédio e elevado.

Uma mudança importante no novo regulamento é a redefinição daquilo a que se destina a proteção auditiva: o «ruído nocivo» é agora oficialmente reconhecido como um perigo irreversível para a saúde. Assim, o «ruído nocivo» foi também movido para a Categoria III de risco mais grave, o que o coloca no mesmo nível de risco elevado a que se destinam as proteções respiratória e antiqueda.

Além de outros requisitos para importadores e distribuidores incluídos no novo Regulamento EPI, os fabricantes de produtos de proteção auditiva estarão agora sujeitos a procedimentos de controlo de qualidade permanentes mais rigorosos, incluindo o controlo de qualidade de produtos ou a garantia de qualidade para toda a unidade de produção. Nos casos aplicáveis, a nova marcação CE tem de ser colocada em todas as embalagens e produtos.

Além de ajudar na sensibilização relativamente ao novo regulamento, a RS está também a disponibilizar produtos de referência em proteção auditiva de fabricantes líderes como a 3M, a empresa de tecnologia de base científica. A 3M possui uma vasta gama de equipamentos, incluindo protetores auditivos, tampões para os ouvidos e protetores auditivos de comunicação que permitem aos trabalhadores comunicar facilmente sem fios com os colegas.

Mais informações sobre o novo regulamento estão disponíveis aqui; Mais informações sobre a gama 3M de EPI para proteção auditiva disponível no RS estão disponíveis aqui:

https://uk.rs-online.com/web/generalDisplay.html?id=i/personal-protective-equipment

3M é uma marca registrada da empresa 3M.

Sobre a RS Components

RS Components (RS) e Allied Electronics (Allied) são marcas comerciais de Electrocomponents plc, o maior distribuidor de produtos eletrónicos, material elétrico e manutenção industrial a nível global.

Com operações em 32 países, oferecemos 500.000 produtos para mais de um milhão de clientes, entregando cada dia 50.000 encomendas. A nossa oferta, proveniente de mais de 2.500 fabricantes, inclui componentes eletrónicos, instrumentos de teste e medição, produtos de automação e controlo de processos, ferramentas e consumíveis de engenharia.

Electrocomponents está cotada na bolsa de Londres e no último exercício fiscal, que terminou a 31 de março de 2017, teve uma faturação de 1,51 mil milhões de libras. Na Península Ibérica, o grupo está presente desde 1992 e conta com uma faturação anual superior a 41,5 milhões de euros.

RS Online