A Look Inside the SureBead Applicator from Nordson

EN | EtherCAT Terminals: The fast all-in-one system

VÍDEOS DESTACADOS

Conectividade com Segurança CIP com o IXXAT Safe T100

O módulo de segurança IXXAT Safe T100 da HMS suporta agora o protocolo de Segurança CIP de acordo com o CIP Volume 5 V2.14. Anteriormente disponível para PROFIsafe, o novo IXXAT Safe T100/CS permite a implementação fácil, com base em módulos, de E/S seguras para Segurança CIP.

O IXXAT Safe T100 é uma solução de segurança completa que permite aos utilizadores implementarem entradas e saídas configuráveis seguras em aplicações até SIL 3 e PLe Cat.4. O módulo Safe T100 é integrado num dispositivo industrial utilizado juntamente com os produtos de comunicação entre várias redes Anybus CompactCom. Os produtos CompactCom gerem a comunicação entre os dispositivos anfitriões e uma rede industrial (como PROFINET ou EtherNet/IP), enquanto o Safe T100 gere os sinais seguros.

Através da utilização do novo IXXAT SafeT100/CS, os utilizadores podem implementar padrões de segurança de forma mais rápida e mais fácil em comparação com o respetivo desenvolvimento interno.

O novo IXXAT Safe T100/CS

O módulo possui três entradas (canal duplo) – com uma função de deteção para erros de cablagem externos – e uma saída (também de canal duplo). Todas as entradas e saídas operam com sinais de 24 V.

O IXXAT Safe T100 pode ser utilizado para, por exemplo, implementar uma função de paragem de emergência segura para acionamentos ou controlos de processo (em aplicações de soldadura, colagem, rebitagem, etc.). Desta forma, os utilizadores obtêm um dispositivo que gere comunicações seguras e não-seguras através de uma única interface de comunicação. Isto simplifica tanto a configuração como o desenvolvimento de todo o sistema.

Pré-certificado e testado quanto à conformidade

A combinação de hardware e software de segurança IXXAT Safe T100, bem como a pré-certificação por parte da TÜV Rheinland agilizam e facilitam o desenvolvimento de dispositivos e sistemas seguros, o que resulta num desenvolvimento menos moroso, menos dispendioso e com menos riscos. A conformidade do IXXAT Safe T100 com o CIP Volume 5 foi testada e confirmada no laboratório de testes da ODVA.

Conceito modular para Segurança CIP e PROFIsafe

A versão de Segurança CIP do módulo (IXXAT Safe T100/CS) é utilizada em conjunto com os famosos produtos Anybus CompactCom da HMS. O CompactCom gere a comunicação com a rede EtherNet/IP não-segura e a comunicação segura é gerida pelo Safe T100 de acordo com o princípio “black-channel”. É possível alternar entre os dois protocolos suportados (Segurança CIP e PROFIsafe) com o mesmo hardware IXXAT Safe T100, utilizando a opção de carregamento de firmware.

Todas as modificações à camada EtherNet/IP – necessárias para o funcionamento da Segurança CIP – já se encontram implementadas no módulo Anybus CompactCom, como controlo dos LED de rede e de estado, transmissão dos dados de configuração seguros, etc.

Como característica de segurança adicional, a interface entre o módulo Anybus CompactCom e o IXXAT Safe T100/CS possuem isolamento galvânico.

Outras características de segurança internas incluem monitorização integrada da temperatura e desligamento para um estado seguro, identificação de erros com base em canais e gestão de erros, bem como reposição automática ou manual opcional de erros em canais.

O IXXAT Safe T100 armazena os dados de configuração numa memória não volátil, o que resulta em tempos de arranque extremamente reduzidos. O módulo também suporta configuração manual e baseada em DHCP de endereços IP.

Implementação personalizada ou soluções OEM

Graças às diretrizes de implementação bastante completas e ao utilizador, o módulo pode ser implementado diretamente pelos fabricantes dos dispositivos. No entanto, a HMS também trabalha com clientes que prestam serviços de implementação, migração e certificação. Em alternativa, partes do desenvolvimento, ou todo o projeto, podem ser realizadas pela Equipa de Desenvolvimento de Segurança da HMS em nome do cliente.

Em caso de requisitos específicos em termos de formato, conectores ou número de E/S, a HMS também disponibiliza a personalização de versões específicas do IXXAT Safe T100 em função das necessidades dos clientes.

O IXXAT Safe é muito mais…

No caso de aplicações em que a integração do IXXAT Safe T100 não seja possível (por ex., devido a espaço reduzido em descodificadores de segurança ou a flexibilidade reduzida resultante de hardware de segurança já existente), a HMS também oferece pilhas de protocolos pré-certificadas para Segurança Funcional por EtherCAT (FSoE), Segurança CIP por EtherNet/IP e Segurança CIP por Sercos.

www.ixxat.com/safe