EN | EtherCAT Terminals: The fast all-in-one system

Oppent – Mobile Robots for any kind of need

VÍDEOS DESTACADOS

Skip to main content

A seleção dos dados de produtos adequados em engenharia é, muitas vezes, morosa. No entanto, o novo EPLAN Data Portal, com uma nova interface de utilizador e algoritmos de pesquisa melhorados, torna este processo mais rápido e mais fácil que nunca. Os parâmetros de pesquisa alargada significam que os utilizadores podem rapidamente encontrar exatamente os componentes que procuram. As soluções individualizadas baseadas nos configuradores podem ser geradas intuitivamente – tal como o configurador de produtos da Lenze demonstra.

A nova Plataforma EPLAN está prestes a ser lançada e irá marcar também o momento em que o EPLAN Data Portal estará disponível para utilização exclusivamente no ambiente na nuvem EPLAN ePulse. A interface de utilizador atualizada da plataforma oferece inúmeras melhorias para a pesquisa e a localização de dados de dispositivos. Os parâmetros e os algoritmos de pesquisa melhorados facilitam muitíssimo a localização rápida dos componentes a transferir por parte dos utilizadores. O desempenho melhorado dos sistemas também assegura uma maior velocidade na seleção de componentes. Outra nova funcionalidade é a integração do configurador de produtos da Lenze.

Seleção de produtos otimizada pelos configuradores

Bernd Spiegel, Diretor de Team Processes and Data da Lenze, explica: “A integração direta do nosso configurador de produtos na nova Plataforma da EPLAN permite que os clientes localizem muito rapidamente o produto de que necessitam. Não há necessidade de pesquisar os dispositivos em listas extensas e os clientes encontram os dispositivos que correspondem aos seus requisitos. Além disto, esta cooperação também oferece vantagens à Lenze, enquanto fabricante de muitos produtos e variantes. É muito mais fácil para nós manter os dados para o configurador no EPLAN Electric P8 do que fazê-lo para todas as variantes diferentes de uma linha de produtos.”

Um exemplo da vida real: um utilizador precisa de um inversor de frequência. Utilizando o Lenze Easy Product Finder, o referido utilizador precisa apenas de alguns passos para encontrar um dispositivo adequado da linha de produtos i550 da empresa. As características dominantes, como a potência nominal, o tipo de rede de abastecimento e o tipo de rede de fieldbus, são incluídas como critérios de seleção. Depois de os utilizadores terem optado por um dispositivo específico com base nestes parâmetros, os dados EPLAN associados podem ser gerados na vista de detalhes e, em seguida, importados para a gestão de dispositivos da solução CAE.

Cerca de três milhões de conjuntos de dados estão disponíveis no portal

Os configuradores de outros fabricantes, incluindo a Endress+Hauser, a Bosch Rexroth e a Rittal, funcionam de modo semelhante. Deste modo, o portfólio de cada fabricante fica facilmente acessível para os engenheiros de design. A seleção de dispositivos e a recolha dados de alta qualidade são fáceis e intuitivas. Os dados encontram-se atualizados e podem, portanto, ser transferidos diretamente para os projetos. De uma forma semelhante à configuração das características de um novo carro, os utilizadores são guiados através das várias famílias de produtos dos diversos fabricantes. A integração dos configuradores não só aumenta os dados disponíveis no portal (mais de 1 milhão de conjuntos de dados) em aproximadamente dois milhões de variantes configuráveis, também facilita a compilação de dados de dispositivos de alta qualidade por parte dos utilizadores.
Além disso, existem seletores da Aventics, da IPF e da Schneider Electric que asseguram a célere seleção dos produtos. Não há dúvidas de que os dados estão corretos, graças ao estreitamento direcionado das seleções através dos parâmetros de pesquisa. Este portfólio será expandido em breve com as ofertas de dois famosos intervenientes globais adicionais, o que significa que os utilizadores terão ainda mais o que esperar.

O EPLAN Data Standard enraíza-se

Mais de um terço dos dados do portal já se encontram em conformidade com o novo Data Standard de alta qualidade e a empresa fornecedora de soluções EPLAN já definiu novas metas ambiciosas: metade de todos dados de dispositivos devem estar em conformidade com o Data Standard até ao fim de 2022, se possível. Tal exige mais compromissos por parte dos fabricantes dos dispositivos, muitos dos quais já reconhecem as vantagens de ter dados em formato 100% digital. Os grandes intervenientes que foram pioneiros neste processo no cenário internacional incluem empresas como a Chint (China), a IFM, a Pilz, a Rittal e a SMC (Europa), a Numatics (EUA) e a Omron (Japão).

Arndt Christ, Vice-Presidente da divisão de Assistência ao Cliente Internacional da Pilz, afirma: “Estamos satisfeitos por podermos agora oferecer aos nossos clientes dados de engenharia de alta qualidade. Em 2020, decidimos criar as nossas macros de produtos da Pilz para estar em conformidade com o EPLAN Data Standard. A padronização de dados que é possível atualmente, que facilita a utilização de macros, é vantajosa para os departamentos de engenharia internos das nossas empresas afiliadas e, externamente, para todos os nossos clientes em todo o mundo. Ao contrário do que acontecia anteriormente, em que as macros tinham de ser introduzidas nos designs com conjuntos de valores, atualmente, este processo pode ser realizado com um modelo funcional. As vantagens incluem a ligação em rede dos dados melhorada – por exemplo, entre 2D e 3D –, menos erros porque as ligações por cabos são definidas de forma precisa e poupanças de tempo, acima de tudo porque todas as macros são padronizadas. O novo Data Standard, especialmente o modelo funcional, é uma marca de qualidade para as nossas macros e cumpre as nossas expectativas de dados de alta qualidade. Temos um parceiro de confiança para o futuro na EPLAN, uma entidade com a qual podemos trabalhar para continuar a fazer avançar esta abordagem.”

Timm Hauschke, Diretor de Cloud Business Master Data da EPLAN, afirma: “A ambição pela qualidade elevada por parte dos fabricantes coincide com a procura dos nossos utilizadores. Afinal, apenas os dados extremo-a-extremo abrangentes e integrados constituem a base de réplicas digitais, que disponibiliza informações aos processos e às máquinas em todas as estações do processo, da engenharia de design à produção. O EPLAN Data Standard está a ser implementado em todo o mundo desde a sua introdução. O nosso objetivo é que os dados de dispositivos estejam disponíveis de forma 100% digital, proporcionando assim a base para uma engenharia altamente eficiente.”

www.epulse.com/en.html

www.eplan-software.com/inyourhands