EN | EtherCAT Terminals: The fast all-in-one system

Oppent – Mobile Robots for any kind of need

VÍDEOS DESTACADOS

Skip to main content

Sensor sem contacto, de alto desempenho e baixo custo, concebido para monitorização permanente da temperatura de aplicações industriais até 1000 °C

A RS Components (RS), marca comercial da Electrocomponents plc (LSE:ECM), o maior distribuidor de produtos e serviços de eletrónica e manutenção a nível mundial, lançou um novo sensor de temperatura por infravermelhos RS Pro, de baixo custo e alto desempenho. Disponível a um preço bastante atrativo, as principais características deste dispositivo incluem o seu tamanho extremamente pequeno (31 mm de diâmetro por apenas 30 mm de altura) e cabo de entrada lateral, o que o torna ideal para montagem em zonas onde o espaço é limitado. Outras características incluem tempo de resposta rápido (125 ms), monitor de temperatura e controlos incorporados.

O dispositivo é, basicamente, um termómetro sem contacto, concebido para medir a temperatura à distância. Os termómetros por infravermelhos são habitualmente utilizados em diversas funções de monitorização de temperatura, principalmente em aplicações em que os sensores de contacto não são adequados, como, por exemplo, quando o objeto alvo se move, está inacessível ou quando é preciso um tempo de resposta rápido. A utilização da saída de tensão analógica do sensor permite a ativação de alarmes ou a ligação a um registo de dados para verificação da qualidade.

Embora esta nova unidade funcione de forma semelhante à das pistolas de medição de temperatura manuais, o dispositivo RS Pro foi concebido como uma unidade de medição permanente, para montagem fixa através de um suporte, por exemplo, para instalação em maquinaria de fabrico para medir a temperatura de produtos ou para monitorizar o estado de peças de máquinas. Os principais exemplos de aplicação industrial incluem: medição de temperatura de produtos no fabrico de papel e cartão, indústria alimentar, indústria farmacêutica, moldagem térmica, cura e secagem, bem como na monitorização do estado de equipamento mecânico ou elétrico.

A unidade apresenta duas saídas simultâneas e configuráveis: intervalos de saída de tensão selecionáveis de 0 a 5 V, 1 a 5 V ou 0 a 10 V CC, oferecendo uma saída de tensão linear com a temperatura medida e uma saída de alarme de coletor aberto para limiar de temperatura e histerese. Outras características do sensor incluem medição de temperaturas de 0 a +1000 °C; precisão de ±1,5% de leitura ou ±1,5 °C; proteção IP65, e funcionamento num intervalo de temperatura ambiente de 0 a +70 °C.

As características elétricas incluem tensão de alimentação para funcionamento desde 28 V até 6 V CC, ou 12 V CC se a saída estiver definida para 0 a 10 V, e um consumo de corrente máximo de 30 mA. A unidade também cumpre as normas industriais de compatibilidade eletromagnética (CEM), incluindo as normas EN61326-1 e EN61326-2-3 para utilização em equipamento elétrico para aplicações de medição, controlo e laboratoriais.

Sobre a RS Components

RS Components (RS) e Allied Electronics (Allied) são marcas comerciais de Electrocomponents plc, o maior distribuidor de produtos eletrónicos, material elétrico e manutenção industrial a nível global.

Com operações em 32 países, oferecemos 500.000 produtos para mais de um milhão de clientes, entregando cada dia 50.000 encomendas. A nossa oferta, proveniente de mais de 2.500 fabricantes, inclui componentes eletrónicos, instrumentos de teste e medição, produtos de automação e controlo de processos, ferramentas e consumíveis de engenharia.

Electrocomponents está cotada na bolsa de Londres e no último exercício fiscal, que terminou a 31 de março de 2017, teve uma faturação de 1,51 mil milhões de libras. Na Península Ibérica, o grupo está presente desde 1992 e conta com uma faturação anual superior a 41,5 milhões de euros.

RS Online