A Look Inside the SureBead Applicator from Nordson

EN | EtherCAT Terminals: The fast all-in-one system

VÍDEOS DESTACADOS

Esta nova tecnologia está baseada em chumbo e compartilha algumas características com as tradicionais baterias VRLA, ainda que incorpora interessantes melhoras.
As baterias Lead-Crystal estão compostas por placas de chumbo e um ácido líquido SiO2 como electrolito que substitui ao ácido sulfúrico da bateria de chumbo ácido tradicional. Durante o primeiros ónus, o electrolito reage com as placas de chumbo formando com elas uma estrutura cristalina e compacta, daí seu nome. É uma tecnologia não tóxica, que facilita o intercâmbio de íones e evita a perda de humidade, a sulfatación das placas e a perda de materiais.
É uma bateria hermética, que não requer manutenção. Não está classificada como perigosa e não é explosiva. Provoca uma reacção combinada que impede a fuga de hidrogênio e oxigénio e não há derrames, pelo que se pode montar em qualquer posição excepto de bruços.
Os ciclos de ónus e descarga de uma bateria Lead-Crystal são muitos mais comparados com uma bateria de chumbo ácido ou gel, as quais permitem entre 300 e 400 ciclos, enquanto o Lead-Crystal permite entre 2000 e 3100 ciclos. Isto multiplica sua vida e pode chegar a se usar até 18 ou 20 anos, reduzindo a necessidade de manutenções programadas para mudar as baterias.
Outra característica melhorada do Lead-Crystal é seu ratio de autodescarga, extremamente baixa, pelo que permite seu armazenamento sem uso até 2 anos, e mesmo assim estaria ao 80% de sua capacidade nominal. De todas formas a este nível de descarga pode se carregar sem problemas.de novo a necessidade de manutenções por recarregas periódicas durante armazenamentos prolongados se reduz.
As baterias de Lead-Crystal trabalham entre –40º C e 65º C mantendo em ambos extremos o 85% de sua capacidade nominal em Ah. Esta propriedade é muito melhor que nas baterias tradicionais de chumbo, sobretudo a baixas temperaturas.
Intrínseco de sua tecnologia cristal é não conter líquidos nem produzir gases de nenhum tipo pelo que uma bateria Lead-Crystal é estanca. Também não é corrosiva, por isto não tem nenhuma limitação à hora da transportar nem sequer por avião. Esta propriedade reduz os custos e tempos de transporte, bem como de homologação para novos projectos.
Em comparação a uma bateria de chumbo convencional e graças a sua composição química particular tem ademais as seguintes vantagens:
– Melhores propriedades de ónus e descarga graças a sua capacidade de absorver uma maior quantidade de corrente em menos tempo. Isto reduz os tempos de ónus um 20%.
– Superior capacidade do armazenamento de energia.
– Possibilidade de descarregar o 100% de sua capacidade nominal sem danificar a bateria. Pode-se voltar a carregar outra vez até o 100% de sua capacidade nominal (em sozinho dois ciclos de ónus e descarga).
-Seu uso é idôneo tanto para aplicações estacionárias como cíclicas, cobrindo as necessidades dos diferentes mercados indústriales, solar, energia eólica, etc. Por último, comentar que estas baterias têm uma garantia de 2 anos.