Este regulador de pressão será essencial para os sistemas de nova geração que permitem que os motores de combustão interna a hidrogénio não produzam emissões de CO2.
A Landi Renzo, líder global em soluções de mobilidade sustentável a gás natural, biometano e hidrogénio, está dando início ao desenvolvimento de uma linha de reguladores de pressão eletrônicos avançados para veículos comerciais médios e pesados com motores de combustão interna alimentados a hidrogénio, o que constitui um enorme passo em direção à transição energética e à descarbonização do setor da mobilidade e dos transportes. Este projeto amplia a colaboração com a empresa alemã Bosch, um dos principais fornecedores do setor automotivo a nível mundial. Desta forma, as duas empresas melhorarão suas contribuições na jornada da transição energética. As duas empresas pretendem, até ao fim de 2024, produzir e comercializar sistemas de combustível baseados em hidrogénio com o regulador de pressão mecatrónico de nova geração que apoia a operação da neutralidade de carbono dos veículos comerciais. A Landi Renzo conta com 70 anos de experiência no apoio à jornada da transição energética do setor, atualmente sustentada por mais de 120 colaboradores de P&D que ajudam a desenvolver soluções de produtos de alta tecnologia desde o conceito até a disponibilização comercial. A empresa possui o seu próprio Centro de Excelência de Hidrogénio em Bolonha, Itália, com uma sala limpa de Classe 8 e equipamento à medida.
Instalado no centro da linha de combustível, o regulador de pressão funciona como elemento de desacoplamento entre o sistema de acumulação e o sistema de introdução de combustível da câmara de combustão. Antigamente, um simples e robusto regulador mecânico era suficiente para gerir esta função. No entanto, os motores de zero emissões do futuro requerem reguladores de pressão que não só sejam robustos e confiáveis, como que também adicionem características de desempenho anteriormente imprevisíveis.
O regulador de pressão mecatrónico EM-H garante uma gestão e uma calibração ideais da pressão de fornecimento do hidrogénio em função dos requisitos do veículo, com elevados níveis de precisão e eficiência. A funcionalidade do regulador EM-H, concebido e fabricado na Itália, é controlada em duas fases: uma fase de entrada mecânica que reduz a pressão de alta para média e uma fase subsequente totalmente eletrônica que reduz a pressão de um valor médio para o valor pretendido. O sistema possui válvulas especiais para garantir a proteção do regulador de pressão e da linha de combustível a jusante.